Dis cursos

O povo que ousa sonhar, constrói o poder popular!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Notícias do Núcleo de Florianópolis


 Núcleo de Florianópolis inicia Planejamento 2012



Em meio a sons cheiros e muito axé, aconteceu, nessa quinta-feira dia vinte e três de fevereiro, já sob o signo de Peixes, e com as bênçãos de Iemanjá, a reunião de planejamento do núcleo da RECID de Florianópolis.
O objetivo do encontro era o de motivar o grupo para pensar uma estratégia de atuação na região da grande Florianópolis, levando em conta a caminhada da recid Floripa até o momento e as novas demandas apresentadas, em diálogo com o Plano Nacional e o Plano Regional de Formação.
O grupo saudou-se inicialmente com os olhos ao som da música “Mambembricantes” da Cia Mambembricantes “mirar bem fundo em nossos olhos ai, ai... ouvida em vós nossa voz...”
Assim, na medida em que se ia caminhando e encontrando o olhar do outro, aumentava a confiança em si e no outro, até que por fim se encontra um a quem abraçar e compartilhar, além do calor do abraço, um pouco da sua história.

Motivados pela sugestão da coordenação as duplas formadas pelo abraço esforçaram-se em responder algumas questões propostas que eram: em que situação eu me encontro agora (em que grupos participo e como me situo neles); Onde quero chegar nesse(s) grupo(s) ou através deles; que possibilidades tenho para consegui-lo; quais limitações me impedem de consegui-lo; por que motivo venho a esse grupo da RECID. Que expectativas tenho do mesmo. Cada resposta sintetizada em poucas palavras era escrita em tarjetas.

A apresentação se deu no grande grupo. Cada um apresentou seu parceiro, seguindo a proposta metodológica, fixando as tarjetas com as respostas em um quadro que pretende retratar a situação dos atores nas suas organizações de base (ondé cotô, ondé covô), seus objetivos, potencialidades e limites e por fim suas expectativas com relação à RECID.
Ao final da apresentação concluiu-se que fora obtido um riquíssimo material sobre o qual trabalhar no sentido de estruturar plano de ações local.
Após a apresentação dos atores foi feita uma breve apresentação da Rede de Educação Cidadã focado na sua identidade: o que é a RECID, seus objetivos, sua estratégia de atuação, suas opções metodológicas. Foi destacada também sua forma de organização em nível nacional, regional, estadual e local. Por fim foi feita uma memória da atuação da RECID Florianópolis a partir de 2010 até os dias atuais.
O grupo socializou sua agenda e se comprometeu em participar ativamente das atividades bem como da preparação delas. Assim tem como objetivo buscar viabilizar juto a coordenação estadual da RECID a participação de todo o grupo de Florianópolis nas atividades estaduais.
Levando em conta a agenda intensa desse período o grupo levantou indicativo de data para a próxima reunião e continuação do planejamento para o final do mês de março.
Concluiu-se, em fim, que esse encontro marca um grande avanço na perspectiva da organização e ampliação do núcleo da RECID em Florianópolis e região. 

Sandra Sangaletti - RECID Floripa

Nenhum comentário:

Postar um comentário