Dis cursos

O povo que ousa sonhar, constrói o poder popular!

terça-feira, 5 de abril de 2011


RECID Santa Catarina promove Curso de Formação em Teatro do Oprimido



O Teatro do Oprimido é um método estético que reúne Exercícios, Jogos e Técnicas que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes e a democratização do teatro, estabelecendo condições práticas para que o oprimido se aproprie dos meios de produzir teatro e amplie suas possibilidades de expressão, estabelecendo uma comunicação direta, ativa e propositiva entre espectadores e atores.
Nesse curso a Técnica do  Teatro do Oprimido que será aplicada é o Teatro-Fórum, a mais praticada em todo mundo.Teatro Fórum é um espetáculo baseado em fatos reais, no qual os personagens oprimidos e opressores entram em conflito de forma clara e objetiva, na defesa de seus desejos e interesses, Neste confronto,  o oprimido fracassa e o público é convidado a entrar em cena, substituir o Protagonista (oprimido) e buscar alternativas para o problema encenado.
O Curso tem por objetivo capacitar multiplicadores do Teatro do Oprimido (TO) para lideranças sindicais, comunitárias e estudantes do ensino de graduação e extensão em artes ênicas da UDESC.
O Objetivo maior é a apropriação e a utilização dos princípios metodológicos do TO para contribuir na ação política e fortalecimento das organizações sociais em suas estratégias de ações coletivas de um projeto de transformação social.
O curso é constituido de 30 horas cada; quatro horas mensais de atividades supervisionadas para companhamento do trabalho de base na comunidade; um momento de extensão denominado oficina intensiva de 16 horas com o grupo de base dos grupos constituídos nas comunidades que somada ao trabalho na base (em comunidades ou em organizações sociais ou sindicais) totalizam uma carga horária de cerca de 180 horas. Em novembro está prevista uma mostra de teatro com a apresentação das criações teatrais dos grupos comunitários.
Este projeto está sendo realizado pelo Centro de Teatro do Oprimido (CTO) e FOFA/UDESC com o apoio da RECID Santa Catarina e de diversos sindicatos sendo o Sindicato dos trabalhadores do Serviço Público Federal de Santa Catarina (SINTRAFESC), Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Florianópolis (SINTRASEM), Sindicato dos Eletricitários (SINERGIA), Sindicato dos Empregados do Comércio de Florianópolis (SEC-Floripa).