Dis cursos

O povo que ousa sonhar, constrói o poder popular!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Semana da Consciência Negra






A Pipa como elemento do poder popular



Zumbi
A palavra Zumbi, ou Zambi, vem termo "nzumbi", do idioma africano quimbundo ,e significa, grosso modo, "duende". No Brasil, Zumbi significa um fantasma que, segundo a crença popular afro-brasileira, vagueia pelas casas a altas horas da noite.

Quilombo dos Palmares
O Quilombo dos Palmares (localizado na atual região de União dos Palmares, Alagoas) era uma comunidade auto-sustentável, um reino (ou república na visão de alguns) formado por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras. Ele ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal e situava-se onde era o interior da Bahia, hoje estado de Alagoas. Naquele momento sua população alcançava por volta de trinta mil pessoas.

Zumbi dos Palmares
Zumbi nasceu em Palmares, Alagoas, livre, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado 'Francisco', Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa. Apesar destas tentativas de aculturá-lo, Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos vinte e poucos anos ( http://eliveltonrenan1c.blogspot.com/)

A Pipa
A pipa foi criada na china, veio para oBrasil através dos Portugueses, mas há relatos de que a pipa era usada na África  para reverenciar Iansã, Deusa dos raios e da tempestade, proterora dos lutadores e guerreiros.
Uma das estratégias de defesa do Quilombo dos Palmares era a vigilia aos possíveis ivasores, que de tempos em temos  atentavam contra a o Quilombro. E o elemento usado para avisar o povo da invasão era a pipa. Ao se avistar os ivasores os olheiros do Qulombo empinavam pipas, assim o Qulombo dos Palmares conseguiu resistir por 100 anos á invasão  até Zumbi então lider do Quilombo ser capturado , morto e ter sua cabeça exposta em um poste a fim de desmentir qualquer ideia de imortalidade de Zumbi e atemorizar os negros que o julgavam imortal.

Oficina de Pipas

Nesse contexto é que se realiza na Semana da Igualdade Racial em Florianópolis pela Rede de Ecudação Cidadã Florianópolis oficinas de confecção de pipas, que discute a partir da realidade de aproximadamente 200 crianças, que têm a pipa como brinquedo no seu cotidiano, as diversas utilidades desse brinquedo valorizando a questão da pipa como elemento do poder popular na resistência dos negros diante da oppressão no Brasil.


   
Mãos á obra!


Como e importante conhecer a história!

voando como pipas no ar


Realização: RECID Florianópolis 

Educadores responsáveis: Sandra Sangaletti, Babyton Santos, Marcos Pinar (Marcão)