Dis cursos

O povo que ousa sonhar, constrói o poder popular!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010



Carta aos Recidianos


 Luziânia GO, 8 de dezembro de 2010.






Amigos recidiano de todo o Brasl. 

Fazemos esse breve relato para que possam também vocês que não estão aqui, entenderem pelo menos um pouco ou uma pequena parte doque tem sido a 3ª Ciranda de Educação Cidadã e 10º Encontro Nacional da RECID.

O dia de hoje teve incício bem cedinho. Logo depois de tomar esse maravilhoso café preparado com muito amor pelas companheiras daqui da Cháraca do CIMI fomos visitar a nosso pé de Cajamanga. Lembram de tê-la plantado na 2ª Ciranda? Pos bem, hoje, nós cirandeir@s,  reforçados pela energia dos companheiros participantes do 10º Encontro Nacional fomos olhar para nossa obra – nossa Cajamanga.

 Juntos vivenciamos aquele momento de contemplação, e sabem de uma coisa?Percebemos que já eramos outros, não só em virtude de estarmos agora em maior número do que na ocasião em que a plantamos, mas porque percebems que nos transformamos depois daquilo.Somos educadores enriquecidos pelas experiências que vivemos desde então. Somos outros por termos acumulado conhecimento, prático e teórico. Porque é assim esse processo dialético de contrução do conhecimento:um pouco fora um pouco dentro. Somos fazedores de mundo; fazedores e cuidadores e como tal cuidamos de nossa Cajamanga, nossa Sistematização, nós e outros. Nossotr@s .

Assim com o compromisso de quem conhece seu papel de protagonistas da história nos debruçamos diante do mundo para entendê-lo e para agir nele, foi o dia da Análise da conjuntura.
Compartilhamos muitos olhares e sentimentos  contraditórios em alguns momentos mas todos  explicáveis coerentemente se aceitarmos o ponto de vista do outro, que também é e faz mundo.
No mais está muito parecido com a 2ª Ciranda:Plenária critica, assessessoria competente, coordenação simpática ....concluíndo, concluíndo...e reunião, reunião...
E no final do dia ainda tem avaliação!

             Por vezes  exaurimos nossas forças, mas sabemos que tudo isso é necessário para fazermos nossa sistematização.


Sandra Sangaletti - Integrante da Rede de Educação Cidadã de Santa Catarina